Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Língua artificial do filme Avatar



Você lembra do idioma falado pelos Na'vi, a raça alienígena nativa da lua Pandora?

O diretor do filme Avatar (2009) James Cameron contou com a ajuda do professor de comunicação da Universidade do Sul da Califórnia e consultor de linguística Paul Frommer da University of Southern California para criar uma linguagem para os Na'vi, raça ficcional de habitantes da lua Pandora.

Para que os alienígenas de seu filme fossem verossímeis, Cameron decidiu que deveria projetar uma língua própria para seus personagens: um idioma diferente de todas as línguas humanas existentes, mas suficientemente fácil de ser aprendida pelos atores do filme.

Segundo Frommer o processo de criação começou com a linguagem fonética e fonológica. Cameron já tinha criado várias dezenas de palavras que quis incorporar ao novo idioma. Isso deu a Frommer uma ideia dos tipos de sons que ele tinha em mente. O processo de criação demorou cerca de seis meses para o básico. Assim, surgiu a língua Na´vi, criada especialmente para “Avatar” e com palavras como “Skxawng!”, que poderia ser traduzida por “idiota!”.

Frommer usou consoantes ejetivas (consoantes surdas também chamadas glotizadas que independem da respiração. São notadas pelo sinal [ ’] colocado à direita da consoante que afeta) e nasais velares (permitem que o ar escape pelo nariz e são articulados com o dorso da língua contra o véu palatino) que não ocorrem nas línguas ocidentais, enquanto omitindo comum alguns sons ocidentais como "b", "d" e "g".

Ele colocou modificadores de verbo no meio das palavras, em vez de no início ou no final delas. As vozes dos atores não foram alteradas no filme, Cameron queria que os personagens Na'vi tivessem vozes humanas. Desde a estreia do filme, ele recebeu inúmeras sugestões de fãs para a expansão do idioma e surgiram sites dedicados ao estudo e uso da língua na’vi como o www.learnnavi.org , que ensina as pessoas a falarem a língua dos gigantes azuis.

hayalovay: [ha."ja.lo.vaj] até a próxima vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário