segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Significado e origem da expressão "Irse de picos pardos"




Para entender expressões idiomáticas utilizadas na atualidade, muitas vezes temos de fazer uma viagem no tempo em busca de suas raízes. Em espanhol, há varias expressões que são utilizadas sem que se conheça sua origem como, por exemplo: “A buenas horas, mangas verdes”, cuja versão em português: “Agora é tarde, Inês é morta”, também é desconhecida pela maioria dos lusofalantes. Ambas as expressões já foram comentadas aqui.



Hoje veremos a origem da expressão espanhola “Irse de picos pardos”, que significa sair em busca de diversão, normalmente à procura de parceiro ou parceira, festar, cair na gandaia, cair na farra, sair para azarar, sair à caça, etc.



Provavelmente esta expressão tenha se originado durante o Renascimento na Espanha, quando as mulheres vestiam uma saia que consistia num lenço quadrado com uma abertura no centro. Esta abertura era ajustada à cintura e a saia resultante tinha quatro bicos ou pontas. No Quixote, Cervantes apresenta a personagem Trifaldi (=tres faldas), cujo nome se devia a que ela usava uma saia com três pontas em lugar de quatro.



O rei espanhol Carlos III (1716-1788) instaurou uma lei que obrigava as prostitutas a distinguir-se das demais mulheres mediante o uso de uma saia de cor parda, cuja extremidade formava quatro bicos ou pontas. Também se afirma que a origem da expressão se deve aos costumes levianos dos estudantes do Século de Ouro e suas acompanhantes. Elas, para identificar sua condição de prostitutas, usavam um cintinho pardo na borda da saia. No século XX, a frase passou a ser usada por ambos os sexos, como sinônimo de sair de farra.



A edição de 1791 do Dicionário da Real Academia já recolhia a expressão Irse de picos pardos e dava a seguinte definição: «frase con que se da a entender que alguno, pudiendo aplicarse a cosas útiles y provechosas, se entrega a las inútiles e insustanciales, por no trabajar y por andarse a la briba». Atualmente, a 23ª edição do dicionário, recolhe a frase Andar de picos pardos com a seguinte definição: «Ir de juerga o diversión a sitios de mala nota».


Originalmente a expressão Ir de picos pardos significava sair com prostitutas ou com mulheres de vida fácil, hoje adquiriu um significado mais genérico, indica sair para se divertir ou para procurar parceiro(a), é uma expressão equivalente a: salir de juerga, salir de parranda, irse de marcha, irse de jarana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário