quinta-feira, 31 de outubro de 2013

As expressões "si mesmo" e "si próprio" são redundantes?

O pronome "si" é pessoal do caso oblíquo refere-se à terceira pessoa do singular: "Vive cheio de si" ou à terceira pessoa do plural "Caíram em si ao receber a notícia".

O pronome “si” indica de processo reflexivo quando se refere ao sujeito "Elas só pensa em si", ou seja, elas só pensam nelas mesmas, em si mesmas ou em si próprias.

O emprego de uma expressão de reforço como "mesmo" ou "próprio" depois do "si" que denota ação reflexiva não constitui redundância. Portanto, é perfeitamente lícito dizer “Ela feriu a si mesma”, “Eles enganaram a si próprios”, “Sempre exige muito de si próprio”.

O pronome “si” é usado sempre com preposição, exceto com a preposição “com”, nesse caso, usa-se o pronome “consigo”. Exemplo: “Ele é muito exigente consigo mesmo”.

O pronome “si” também denota reciprocidade: "Decidiram entre si o local da reunião". No primeiro exemplo ("Ela só pensa em si"), o pronome "si" tem valor reflexivo porque se refere ao sujeito ("ela"). Tradução: "Ela só pensa em si" significa que ela só pensa nela mesma, em si mesma, em si própria.

Quando devemos usar “entre si” ou “entre eles”?

Devemos usar “entre si” somente quando o sujeito pratica e recebe a ação verbal:

“Os participantes competiam entre si”, “Os políticos discutiam entre si”, “Eles repartiram o bolo entre si mesmos”.

Devemos usar “entre eles” quando o sujeito é um e o complemento é outro:

“Nada existe entre eles” (o sujeito é “nada” e o complemento é “entre eles”), “O bolo foi repartido entre eles” (sujeito: “bolo”; complemento: “entre eles”), “O segredo ficou entre elas mesmas” (sujeito: “segredo”; complemento “entre elas”)

Por serem idênticas às pessoas do pronome reflexivo e do recíproco pode ocorrer ambiguidade nos casos de sujeito plural. Para evitar a ambiguidade, devemos usar os seguintes recursos:

João e Maria enganaram-se.

Pode ser que João enganou Maria, e esta a Paulo.

Para marcar a ação reflexiva, é recomendável acrescentar, conforme a pessoa, a si mesmos, a si próprios, entre outras:

João e Maria enganaram a si mesmos.

Para marcar a ação recíproca, convém acrescentar uma expressão pronominal, representada por “um ao outro, uns aos outros, entre si”:

João e Maria enganaram-se um ao outro. OU

João e Maria enganaram-se entre si.

Ou ainda, fazendo uso de um advérbio, como “reciprocamente ou mutuamente”:

João e Maria enganaram-se mutuamente.

ATENÇÃO:

Em Portugal, diferente do que ocorre no Brasil, admite-se o uso do pronome "si" em relação ao seu interlocutor, ou seja, no português de Portugal, a frase "Ela só pensa em si" significa que ela só pensa na pessoa com quem está conversando. Ou ainda, a frase “Gosto muito de si”, significa que gosto muito da pessoa com quem estou falando. Também se usa o pronome “consigo” em relação à pessoa com quem se fala “Falarei consigo amanhã”. No Brasil, diríamos esta última frase da seguinte forma: “Falarei com você amanhã” ou, ainda, “Falarei com o(a) senhor(a) amanhã”.

13 comentários:

  1. A EXPRESSÃO "SEU PRÓPRIO" É CORRETA OU INCORRETA ? POR EXEMPLO: "O endereço IP é uma combinação de números usada para possibilitar a identificação de cada dispositivo conectado à Internet, isso significa que cada aparelho eletrônico que tem capacidade de se comunicar pela Internet precisa de um endereço IP, que pode ser o seu próprio endereço IP ou o endereço IP da rede LAN na qual ele está conectado. "

    ResponderExcluir
  2. Olá, João! As expressões "seu próprio" e "sua própria" apesar de transmitirem certa redundância por ambas indicarem posse não constituem erro, pois o adjetivo próprio nesse caso serve para enfatizar: "Abra seu próprio negócio".
    No entanto, quando nos referimos a um objeto, parte do corpo ou familiar da pessoa da qual se fala, é preferível omitir o pronome possessivo "seu/sua". Veja como a construção fica mais leve e elegante "Só sabe olhar para o próprio umbigo", "Ficou abandonado à própria sorte", etc.
    No exemplo que você deu, eu preferiria repetir o referente (dispositivo) "[...], que pode ser o endereço IP do próprio dispositivo ou...".

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. EM TEMPOS DE PANDEMIA TENHO LIDO "proteja-SE a SI e aos que o rodeiam". Está errado?

    ResponderExcluir
  4. É redundante, mas não é agramatical, não chega a constituir erro, pois têm o objetivo de realçar, enfatizar a ideia de proteção.

    ResponderExcluir
  5. Amei as explicações! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Está correta a frase: A maioria das leis votadas são sempre daqueles deputados que só pensa em si próprio.

    ResponderExcluir
  7. A maioria das leis votadas são sempre as daqueles deputados que só pensam em si próprios/em si mesmos.

    ResponderExcluir
  8. Vi uma frase. Qu3m não respeita si mesmo, não respeita si próprio. Está errado neh?

    ResponderExcluir
  9. Errado é colocar as duas orações na mesma frase porque significam o mesma coisa, é redundância, pleonasmo. Além disso, está faltando a preposição "a", respeita "a" a si mesmo, respeita "a" si próprio.

    ResponderExcluir
  10. "Construir sua própria horta" fica como redundância ou pleonasmo?

    ResponderExcluir
  11. Redundância ou pleonasmo são a mesma coisa. As expressões "seu próprio" e "sua própria" não constituem erro, pois o adjetivo próprio nesse caso serve para enfatizar: "Abra seu próprio negócio".

    ResponderExcluir