sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Vales-transporte ou vales-transportes?

Qual é a forma correta: vales-transporte ou vales-transportes?

A palavra vale, neste caso, não pertence ao verbo valer. Ela é um substantivo “o vale, um vale”, ou seja, um bônus que vale alguma coisa que pode ser transporte, alimentação ou qualquer outra coisa.

Sendo assim, “vale-transporte” é uma palavra composta por dois substantivos. Neste caso, geralmente vão ambos para o plural, como guardas-noturnos, abelhas-mestras, mestres-salas, etc.

Entretanto, em “vale-transporte”, apesar de os dois termos serem substantivos, o segundo está restringindo o sentido do primeiro, ou seja, determinando que tipo de vale é: com a função de transporte. Por isso, somente o primeiro elemento deveria ir para o plural "vales-transporte", mas como o composto passou a ser percebido como um único vocábulo, também se utiliza o plural "vales-transportes". Ou seja, as duas formas são aceitas: “vales-transporte” e “vales-transportes”.

O mesmo ocorre com vale-alimentação, vale-pedágio, vale-pedágio, vale-brinde, vale-compra, diferentes de “vale-tudo”, composto por um verbo e um advérbio. Neste último exemplo, os dois elementos permanecem invariáveis. Assim, o plural de “o vale-tudo” é “os vale-tudo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário