terça-feira, 22 de outubro de 2013

Toledo

Toledo é uma cidade espanhola localizada na comunidade de Castilla-La Mancha a 70 quilômetros de Madrid.  Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1986, está assentada numa colina rochosa rodeada pelo rio Tajo.

Visitar Toledo é como fazer uma viagem no tempo e voltar para a Idade Média. Toledo é uma cidade cercada de muralhas de pedra que foi ocupada e habitada por numerosas civilizações, das quais conserva marcas na arquitetura, história e cultura: celtiberos, romanos, visigodos e árabes. O primeiro documento histórico sobre sua existência é de Tito Livio, que já a descrevia como uma pequena cidade fortificada.
As três culturas das três religiões monoteístas - a muçulmana, a hebraica e a cristã – deixaram um patrimônio arquitetônico e artístico milenário e incomparável: igrejas, sinagogas, mesquitas, conventos, muralhas, pontes, torres e uma infinidade de combinações culturais e artísticas que fazem da cidade um museu a céu aberto.

As estreitas ruelas de pedra, as praças, os jardins, os sobrados com suas pequenas sacadas enfeitadas com flores e grades de ferro trabalhado, tudo isso rodeado por uma belíssima paisagem fazem da visita a Toledo uma experiência fascinante. 


A história da cidade remete à Idade do Bronze. Cidade de origem celtibérica, era habitada pelos carpetanos, e passou a ser uma das mais importantes conquistas de Roma no ano 192 a. C. Foi batizada pelos romanos como Toletum. Sua posição estratégica: elevada sobre um rochedo e cercada pelo rio Tajo, fez com que fosse protagonista como capital do reino durante a fase visigoda, do século VI ao VIII.




Durante três séculos o Reino Visigodo de Toledo atravessaria por momentos de esplendor e de dificuldades políticas. A batalha de Guadalete, em 711, pôs fim ao domínio visigodo para dar lugar às tropas berberes. Dom Rodrigo, último rei godo, foi derrotado pelos muçulmanos liderados por Tarik. A mudança provocou também o traslado da capital de Toledo para Córdova.

No século XI, Toledo transformou-se num importante Reino Taifa após a segregação do califado cordovês. O ressurgimento das artes e das ciências recupera para a cidade certo protagonismo cultural. Em 1085 o cristianismo estabeleceu-se com a reconquista de Toledo pelo rei Alfonso VI. 

Após a reconquista, e fruto da confluência das três religiões, a cidade adquiriu o apelativo de Cidade das Três Culturas. As comunidades cristã, judaica e muçulmana enriqueceram a cidade com seu conhecimento e tradições. A Escola de Tradutores de Toledo, impulsionada pelo rei Alfonso X, o Sábio, no século XIII, tornou disponíveis grandes trabalhos acadêmicos e filosóficos originalmente produzidos em árabe e hebraico ao traduzi-los para o latim, disponibilizando pela primeira vez uma grande quantidade de conhecimentos para a Europa.



Durante a Idade Média, Toledo experimentou um crescimento progressivo econômico e cultural. Durante a idade moderna a cidade destacou-se como sede dos Reis Católicos e por sua participação na Guerra das Comunidades de Castela. Quando a corte transladou-se para Madri em 1563 a cidade entrou em decadência, acentuada pela crise econômica do momento. Já em época contemporânea, Toledo e mais concretamente seu Alcácer transformou-se num símbolo da Guerra Civil durante seu longo Assédio do Alcácer. Em 1983 a cidade passou a ser capital da comunidade de Castilla-La Mancha.



Quanto à cultura, destacam-se o Monastério de San Juan de los Reyes, gótico isabelino do século XV, e a Catedral de Santa María, de estilo gótico do século XIII. Toledo também foi o lugar de nascimento ou residência de artistas como Garcilaso de la Vega o El Greco entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário