terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Histórias em quadrinhos em espanhol

Como fã de histórias em quadrinhos, gostaria de apresentar algumas das personagens dos quadrinhos em língua espanhola que fizeram parte de minha infância. Certamente há muitas personagens mais, mas falarei apenas das que conheço. Eu adorava ler revistinhas em quadrinhos, as “devorava” em alguns instantes e depois as relia por inúmeras vezes. Como morei na Espanha e no Paraguai antes de vir para o Brasil e como minhas melhores amigas eram uruguaias e também adoravam quadrinhos, conheci várias personagens dos gibis em espanhol.
Para início de conversa, em espanhol, as revistas em quadrinhos chamam-se tebeos (na Espanha), historietas, cómics o muñequitos. Lembro que as chamávamos carinhosamente de “revistitas”. Em muitas ocasiões, quando nossas famílias se visitavam, em vez de brincar, ficávamos lendo as “revistitas” e minha mãe falava: “meninas aproveitem para brincar!”. Realmente éramos viciadas, mas com certeza era um vício muito bom!
Vale a pena deixar registrado que no ano passado fui com meu marido e filhos visitar minhas amigas no Uruguay após vinte longos anos. Foi muito emocionante. O reencontro foi incrível e elas não mudaram nada. Agradeço a meu marido pela ideia maravilhosa que teve!
É óbvio que rimos muito ao lembrar de nosso vício, mas também nos envergonhamos ao lembrar da vez em que vendemos revistinhas para umas crianças pobres e levamos uma bronca de meu pai. Achávamos que vendendo-as por um preço mais barato faríamos uma boa ação…
Bom, chega de nostalgia, vamos conhecer as personagens:
España:

Mortadelo y Filemón é uma série de gibis criada pelo autor espanhol Francisco Ibáñez a partir de 1958. Mortadelo e Filemón são dois detetives que trabalham para a T.I.A (Técnicos de Investigación Aeroterráquea), uma desastrada agência de informação. Filemón é o chefe estressado de Mortadelo, um cara completamente sem sentido comum e com capacidade de se fantasiar das coisas mais malucas e improváveis. O gênero de humor se caracteriza pelas personagens sofrendo constantes percalços como quedas de grandes alturas, explosões, esmagamentos por todo tipo de objetos pesados (pianos, cofres, etc.) sem que as consequências durem mais de uma vinheta.
Sitio oficial:
www.mortadeloyfilemon.com
Chile:
Condorito é uma tira em quadrinhos criada pelo cartunista chileno René Ríos, conhecido como Pepo. É o gibi mais popular do Chile e foi distribuído em toda a América Latina.
Como qualquer tira cômica, cada pequena história é independente do resto e tem sempre um final cômico. Uma característica particular das tiras do Condorito é que ao final de cada história, uma ou várias personagens desmaiam após serem vítimas de uma situação embaraçosa, a queda é sempre acompanhada da onomatopeia ¡PLOP!. Também costuma terminar com a exclamação «¡Exijo una explicación!» por parte do Condorito ou de seus amigos quando as coisas não dão certo.
O estilo cômico que predomina em Condorito é o humor branco e a sátira, mas também há piadas com duplo sentido.
www.condorito.cl
Argentina:


Mafalda é o nome de uma tira desenhada pelo cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, conhecido como Quino, de 1964 a 1973, protagonizada por uma menina preocupada com a humanidade e a paz mundial, y que se revolta contra o mundo legado pelos adultos.
Mafalda usufrui de uma altíssima popularidade na América Latina e em alguns países europeus como Espanha, Grécia, Itália e França. Foi traduzida a mais de trinta idiomas. O tipo de humor é perspicaz, irônico e questionador, Mafalda fala não apenas da Argentina, mas das inquietudes de índole universal.

Site oficial do Quino
www.quino.com.ar

Larguirucho é uma personagem do cartunista espanhol naturalizado argentino Manuel García Ferré, que ficou popular fazendo parte da primeira série televisiva de desenhos animados Hijitus (1967-1974) na América Latina.
Ao virar histórias em quadrinhos, Larguirucho transformou-se em um desafortunado que que empre se dá mal. Muito semelhante ao estilo de Condorito.
clubdehijitus.blogspot.com.br

Patoruzú foi criado pelo cartunista argentino Dante Quinterno em 1928. É uma das personagens mais influentes dos quadrinhos da Argentina. Nasceu como personagem secundária em duas tiras cômicas de vida curta, o cacique Patoruzú - o último dos tehuelches, vistos pelos conquistadores espanhóis como gigantes dotados de força prodigiosa – obteve em pouco tempo sua própria revista em quadrinhos, que daria origem à revista homônima, um dos grandes marcos do humor gráfico argentino.
www.patoruzu.com

Isidoro Cañones também foi criado por Dante Quinterno e também começou como personagem secundária de Patoruzú, mas que em 1968 tinha suficiente popularidade para merecer a sua própria revista em quadrinhos. A personagem representa o playboy de Buenos Aires.
Se desejar saber mais a respeito da Mafalda, do Quino, e de outras personagens da Argentina e do mundo, acesse o seguinte site.
www.todohistorietas.com.ar

6 comentários:

  1. Demais, Margarita!
    Eu sempre quis trabalhar traduzindo este tipo de coisa e em espanhol é tão raro... Quem me dera! Mas adorei!

    Marcela.

    ResponderExcluir
  2. Olá gostei muito dessas revistas em quadrinhos em espanhol.Sou estudante de Letras-espanhol,Estou no primeiro ano.Tenho que apresentar alguma coisa,então pensei em apresentar a vida do autor e algumas historias em quadrinhos que você esta citando acima.Aonde posso encontrar para baixar essas histórias:?

    ResponderExcluir
  3. Por favor aonde consigo baixar essas histórias em quadrinhos em espanhol:?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Max, obrigada pelos comentários, logo abaixo da descrição de cada personagem coloquei um link para os sites onde você pode encontrar mais informações ou tirinhas das personagens.

      Abraço e sorte com sua apresentação!

      Excluir
  4. oi muito legal teu blog o meu preferido é CONDORITO claro eu sou Chileno entao fiquei com saudade do meu pais kkkkkkk condorito é bom demais parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir