quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dom Quixote de la Mancha

Dom Quixote de la Mancha - Pintura de Picasso
Dom Quixote de La Mancha é um clássico da literatura universal, cujo título original é “El ingenioso hidalgo Don Qvixote de La Mancha”, escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes y Saavedra e publicado pela primeira vez em Madrid no ano de 1605.
Considerada uma das obras de ficção mais importantes da humanidade, narra as aventuras e desventuras de um velho fidalgo que perde o juízo ao entregar-se à leitura dos romances de cavalaria e decide tornar-se um cavaleiro andante. Defensor da justiça e da liberdade, Dom Quixote busca inspiração em sua musa Dulcinea del Toboso para sair em busca de aventuras, acompanhado de seu cavalo Rocinante e de seu fiel escudeiro Sancho Pança.
Dom Quixote, o “Cavaleiro da Triste Figura”, apesar de velho e louco e de não ser um herói coberto de louros, conquista o leitor com sua determinação, honestidade e coragem.
A obra é uma sátira aos fantasiosos romances de cavalaria. Apesar de o gênero satírico se caracterizar por ridicularizar outras obras através de recursos como a ironia e o sarcasmo, Cervantes foi muito além da mera deformação grotesca e utilizou recursos muito mais interessantes e inovadores, misturando o ideal e o real, deixando transparecer o processo de criação, expondo a ficção, dialogando com o leitor e misturando vários gêneros literários dentro da história.
A obra é composta por 126 capítulos, divididos em duas partes: a primeira surgiu em 1605 e a segunda em 1615. Foi criada no período conhecido como o Século de Ouro da literatura espanhola caracterizado pela grande inovação e diversidade. É um dos primeiros livros das línguas europeias modernas e é considerado por muitos o pai do romance moderno. Serviu de inspiração para criadores de diversos campos artísticos: literatura, teatro, cinema, pintura, etc. É uma das obras mais estudadas, interpretadas, traduzidas e adaptadas.
Em princípios de Maio de 2002, uma comissão de críticos literários de várias partes do mundo escolheu o livro “Dom Quixote de La Mancha”, como a melhor obra de ficção de todos os tempos.
Dom Quixote e Sancho Pança fazem parte do imaginário popular e fascinam leitores do mundo todo.
A obra traduzida ao português (tradução de Francisco Lopes de Azevedo Velho de Fonseca Barbosa Pinheiro Pereira e Sá Coelho (1809-1876),Conde de Azevedo Antônio Feliciano de Castilho (1800-1875)e Visconde de Castilho, Editada por eBooksBrasil) encontra-se disponível para download no site www.dominiopublico.gov.br
O Instituto Cervantes editou e disponibilizou uma versão on-line em língua espanhola dirigida por Francisco Rico: http://cvc.cervantes.es/literatura/clasicos/quijote/

Nenhum comentário:

Postar um comentário