quinta-feira, 2 de abril de 2015

Como se diz "não ser flor que se cheire" em espanhol?

Em português, quando uma pessoa não tem bom caráter ou quando não inspira confiança, dizemos “não é flor que se cheire”.

Em espanhol, dizemos “no es trigo limpio”, esta expressão, como muitas outras da língua espanhola, tem sua origem na agricultura, no mundo rural. O preço do trigo depende de sua umidade e limpeza: se ele estiver úmido e cheio de cascas, terá de ser limpo, não poderá ser usado diretamente, com isso, seu preço de venda será menor. Por isso, se alguém tentar vender trigo sujo com se fosse limpo, estará tentando nos enganar. Daí surgiu a expressão “no ser trigo limpio”.

Assim, alguém é “trigo limpio” quando é de boa lei, de confiança, honrado e incapaz de enganar ou trair. Por tanto, se não se pode confiar em alguém, os hispanofalantes dirão:
-¡Cuidado, no es trigo limpio!

Outra expressão bem conhecida relacionada ao trigo tem sua origem no costume de épocas passadas em que se pagava o dízimo (décima parte da colheita) ao dono das terras. Os grãos desse trigo deviam ser separados das espigas , o que deu origem à expressão “separar el grano de la paja”, que significa separar o que é bom do que é ruim, em português “separar o joio do trigo”, ou seja, o contrário, separar o que é ruim do que é bom.

A forma como antigamente os camponeses realizavam o pagamento aos donos da terra, à igreja e demais entidades por trabalhar na terra; mediante impostos que, no caso eram pagos com os cereais livres de pó e de palha, deu origem a outra expressão. Em relação a valores a pagar ou a receber, diz-se que algo “está limpio de polvo y paja” quando já está livre de todos os descontos, isto é, o valor líquido. Exemplo: “Este coche usado vale lo que pone en el cartel, limpio de polvo y paja(ou seja, livre de taxas ou encargos).

Esta expressão também é usada para referir-se a pessoas, neste caso, dizer que alguém “está limpio de polvo y paja” significa que está livre de qualquer acusação, isto é, que se trata de uma pessoa isenta. Exemplo: “El PP de León busca un diputado limpio de polvo y paja que asuma la presidencia de la Diputación Provincial de León” (fonte: http://www.elnortedecastilla.es/leon/201410/31/busca-diputado-limpio-polvo-20141031112340.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário