terça-feira, 9 de junho de 2015

Significado de "achicharrarse" em espanhol

Achicharrarse” corresponde à forma pronominal do verbo “achicharrar” e, é uma expressão coloquial, que segundo o dicionário da RAE, significa:

Experimentar un calor excesivo, quemarse, por la acción de un agente exterior, como el aire, el sol, etc.

Pois é, sabe aquele pessoal que se esquece de passar o filtro solar na praia e fica parecendo um camarão? Isso é "achicharrarse".


Vejamos alguns exemplos de uso extraídos da literatura:

(...) Bueno, Platero. Y ahora voy a darte un cubo de esta agua pura y fresquita, el mismo cubo que se bebía de una vez Villegas, el pobre Villegas, que tenía el cuerpo achicharrado ya del coñac y del aguardiente... (Platero y yo, de Juan Ramón Jiménez)

“(...) Ardieron pelos, camisón, sábanas, mientras Mignon sujetaba a su hermana por la garganta para que no gritara, repitiéndole una y otra vez que lo único que deseaba era verla achicharrarse.” (Casa de Campo, de José Donoso)

“- Señor Maestro, dijo San Pedro, esto es achicharrarse vivo, y yo ni siquiera me atrevo a quitarme la caperuza para limpiarme el sudor, porque como tengo tan poco pelo, temo coger una insolación que me lleve la trampa.” (Narraciones Populares, de Antonio de Trueba)

Os memes de Julio Iglesias  tornaram-se uma verdadeira febre no verão de 2013, fazendo referência principalmente a suas conquistas amorosas. Outro meme famoso é aquele em que o cantor aparece apontando com o dedo, como uma espécie de oráculo acusador, dando suas previsões catastróficas... As previsões sempre terminam com a frase “y lo sabes” (exemplo: “Vas a suspender el examen, y lo sabes”).

Em Madri são muito comuns os edifícios de tijolo à vista de, no máximo, 4 andares, sem elevador. A maioria deles foi construída através de programas sociais destinados a combater o desemprego e a atender as necessidades do crescimento demográfico. São construções simples sem ornamentos, e uma de suas características são as sacadas com toldos de lona, em sua maioria verdes, que servem para aplacar um pouco o ensolarado e seco verão madrilenho, principalmente em julho e agosto, quando a temperatura é escaldante. 

Por isso, nesse caso, Julio Iglesias tem razão. Se você morar em Madri e não colocar um toldo na sacada quando o verão chegar: “¡te vas a achicharrar!”.


Uma fachada típica em Madri: tijolo a vista e toldo verde.
Embora pela aparência, este não seja bem um prédio popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário