quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Resenha do livro "O senhor das moscas"


Quando somos crianças, sentimo-nos oprimidos pelas regras chatas e pelas ordens impostas pelos adultos. E se fôssemos crianças num mundo sem adultos, como seriam nossas vidas?

Escrito por William Golding, vencedor do Nobel da Paz de Literatura em 1983, O Senhor das Moscas foi lançado em 1954 e tornou-se referência para os amantes da boa literatura, uma vez que inspira discussões e questionamentos sobre temas essenciais, como a importância das regras de convivência e a essência da natureza humana.

O enredo se constrói a partir do drama de um grupo de crianças que se vê perdido numa ilha isolada e desabitada após a queda do avião em que viajavam. Nenhum adulto sobrevive ao acidente. Superado o impacto inicial, os garotos percebem que precisam se organizar. Assim, unem-se e começam a criar regras. Escolhem Ralph como líder do grupo. Este é acompanhado por dois garotos, Porquinho e Jack, de personalidades opostas, o primeiro é inteligente e calculista, mas submisso; o segundo, a expressão da força e da autoridade, independente e autoritário.

O autor trabalha as personalidades dos garotos de forma genial, mostrando o conflito entre eles, a forma como lidam com as coisas e as transformações que sofrem. Além disso, não esquece que são crianças, o que torna a narrativa uma verdadeira fonte de emoções, repleta de realismo, que traz à tona o lado mais sombrio dos meninos.

O Senhor das Moscas é um livro que não pode faltar em sua lista de leitura, você mergulhará nos dramas e conflitos da luta pela sobrevivência. Leitura recomendável para todas as idades, um suspense capaz de abalar suas emoções!

Boa leitura!!




Esta resenha é uma colaboração de @lucianosorgato

Nenhum comentário:

Postar um comentário