quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Como se preparar para uma entrevista de emprego



Regra número um: Não basta ser você mesmo, não aposte no improviso nem em sua experiência.

— Prepare-se!

Leve em conta que, se você foi selecionado, é porque os recrutadores se interessaram por você, então é preciso retribuir essa atenção, corresponder às expectativas. A experiência por si só não basta, ela já foi constatada por meio do seu currículo, agora é o momento da interação, do contato humano, da troca de impressões.

Primeiramente, cuide dos aspectos práticos. Se a entrevista for on-line, verifique qual será a plataforma utilizada, prepare o equipamento, o ambiente e sua aparência. Deixe um copo de água por perto, algumas anotações que possam ser úteis, respire fundo e concentre-se.

Assim como a empresa pesquisou sobre você, você também deve pesquisar sobre a empresa. Informe-se sobre sua história e seu ramo de atuação, o que ela faz, que tipo de serviço ou produto oferece, há quanto tempo está no mercado, qual é seu alcance e seus números, os valores que a orientam e sua cultura organizacional, isto é, os comportamentos e costumes que ela valoriza.

Espere seu momento de falar e aproveite para fazer perguntas pertinentes sobre as atribuições do cargo e qualquer outra dúvida que possa surgir, mas não é o momento de falar sobre salário, esse assunto será abordado oportunamente, quando a negociação avançar.

Prepare-se para falar de sua rotina de trabalho: as ferramentas que você utiliza, os aspectos que você preza, suas fontes de pesquisa e validação de terminologia, decisões sobre variantes linguísticas, enfim, aspectos específicos do trabalho do tradutor. Prepare-se também para falar sobre seu perfil profissional e pessoal, fortalezas e fraquezas, disponibilidade, suas motivações, etc.

Esteja pronto para falar dos projetos de que você se orgulha e daqueles em que você acredita que poderia ter se saído melhor e saiba justificar suas escolhas.

Tenha bem claro por que você quer trabalhar na empresa. O que você espera dela e, em troca, como você pode contribuir para a empresa, o que tem a agregar.

Por último, agradeça a oportunidade e a atenção e despeça-se cordialmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário