segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O camelo passar pelo buraco da agulha





Certamente você já deve ter ouvido a frase bíblica: “É mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha, que um rico entrar no reino de Deus” atribuída a Jesus na passagem em que ele afirma que os ricos não teriam a menor chance de entrar no reino de Deus, ou seja, seria tão impossível quanto um camelo passar pelo buraco da agulha.

Entretanto, essa frase gerou uma polêmica que levantou três hipóteses:

Primeira hipótese:
No texto grego, teria ocorrido uma troca entre kamelos (camelo) e kamilos (corda grossa). A própria palavra do aramaico utilizada por Cristo carregaria ambiguidade — gamla (camelo) e gamala (corda grossa). Contudo, evidências para um erro assim são fracas.

Segunda hipótese:
O "olho da agulha" seria o nome de um estreito portão em Jerusalém que abria após o portão principal ter se fechado à noite. Um camelo só poderia passar por este portão, menor, se se agachasse e fosse descarregado. Essa imagem do camelo baixando a cabeça denota humildade e a necessidade de ser descarregado denota desapego das coisas materiais, o que funcionaria bem como uma parábola da atitude que o rico deveria assumir para entrar no reino de Deus. O fato é que não há nenhuma evidência da existência de tal portão.

Terceira hipótese:
Jesus teria utilizado um ditado popular existente na época que dizia "é mais fácil um elefante passar pelo buraco de uma agulha, do que tal coisa acontecer", sendo assim, ele só teria trocado os animais porque os discípulos estavam bem mais familiarizados com o camelo do que com o elefante.
Nesse caso, não haveria erro de tradução é camelo seria camelo mesmo, e a agulha seria agulha mesmo.



Seja qual for a interpretação, o fato é que as três hipóteses confirmam que é “difícil pra dedéu” um rico entrar no reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário