terça-feira, 15 de abril de 2014

Apresentação do blog Questões Gramaticais




Acaba de ser publicado o blog Questões Gramaticais, de Carlos Nougué, professor de Língua Portuguesa e de Tradução Literária durante mais de nove anos numa pós-graduação, além de ter ampla atuação como professor de Filosofia e como Lexicógrafo.

Tradutor de diversas obras de Cícero, Sêneca, Santo Agostinho e Santo Tomás, além de Cervantes, Chesterton e muitos outros, incluídos grandes poetas. Premiado com o Jabuti/93 de Tradução, indicado outras vezes ao mesmo prêmio (pela tradução de D. Quixote ficou entre os finalistas).

Seu curso em vídeo “Para Bem Escrever na Língua Portuguesa” e sua Suma Gramatical da Língua Portuguesa, gramática geral e avançada serão publicados em data a ser divulgada no blog Questões Gramaticais.



O Questões Gramaticais, tem como fins:

  • divulgar a Suma Gramatical da Língua Portuguesa e o curso “Para Bem Escrever na Língua Portuguesa”;
  • publicar vídeos nossos que tratem dos mesmos assuntos gramaticais;
  • publicar obras e textos alheios e importantes no campo não só do gramatical, mas também no das artes e ciências afins: a Lógica, a Retórica e a Poética, ainda que sejam de algum modo contrários a nossos pontos de vista – porque, com efeito, não é senão em resposta a argumentos contrários mas poderosos que podemos dar caráter conclusivo e irretorquível a nossas teses;
  • aprofundar assuntos que não nos tenha sido possível aprofundar na Suma Gramatical nem no curso, até porque nenhum destes meios tem o condão de esgotar os temas relativos à explicação e à normatização de uma língua;
  • oferecer, graciosa e regularmente, solução a dúvidas gramaticais de consulentes que tiverem adquirido a Suma e o curso.

O endereço da página é
http://questoesgramaticais.blogspot.com.br/

Assista ao vídeo de apresentação aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário