sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Falso amigo: pastel

A palavra de hoje para nossa lista de falsos amigos é "pastel".

Se você estiver sentado num boteco no Brasil e pedir um pastel, você sabe que o garçom lhe trará uma massa fina, frita e crocante recheada com carne moída temperada, presunto e queijo, ou qualquer outro recheio de sua escolha.

Agora, se você estiver sentado num boteco na Espanha e pedir um pastel, o garçom dará uma discreta risadinha e lhe pedirá que procure uma "pastelería, bollería, repostería ou confitería", já que cerveja não combina com bolo de confeiteiro, isto é, bolo com recheio e cobertura.

Ou seja, se o que você deseja comer é mesmo um pastel frito tal como o que conhecemos no Brasil, você deverá pedir uma "empanada". Mas, atenção, cada país tem seus costumes e na Espanha não é muito comum servirem pastéis em bares e botecos, muito menos coxinhas. Não existem por lá, a não ser que você procure um boteco brasileiro, por isso aí vai meu conselho: se você for para a Espanha, esqueça os pastéis, as coxinhas, os rissoles, os quibes e as empadinhas e acabe-se com as tapas, isso sim é tradição espanhola!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário