quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Audiolivro em espanhol da obra "Dom Quixote de la Mancha"

Queridos leitores! Quanto tempo! Peço desculpas pelo longo período sem publicar, não foi falta de vontade, foi falta de tempo mesmo. 
É um imenso prazer poder voltar à ativa. Para mim, escrever no blog é uma forma de recarregar as energias, é uma válvula de escape e uma grande satisfação.

Para retornar à atividade, escolhi falar de algo que estava há tempo em minha fila de assuntos: o audiolivro da obra Don Quixote, em espanhol. Uma excelente dica para todos os amantes da língua espanhola e da literatura.

O governo aragonês realizou, no final de 2005, em comemoração ao quarto centenário da obra "Don Quijote de la Mancha" de Miguel de Cervantes Saavedra, o louvável projeto de distribui-la grátis e em formato MP3. Tanto a locução como a gravação foram realizados pela empresa aragonesa Estudios Roma.

Os 127 arquivos em formato MP3 correspondem aos capítulos da primeira e da segunda parte do Quixote. É possível baixar gratuitamente os arquivos a partir do portal do Departamento de Educação Aragonês www.educaragon.org

Para ouvir a obra de Cervantes completa é necessário empregar aproximadamente 36 horas.

A obra se divide em duas partes: a primeira parte (52 Capítulos) e a segunda parte (74 Capítulos).

"A oralidade é um componente essencial da estrutura narrativa do Quixote", explica José Manuel Blecua, comissário do IV Centenário do Quixote. Em opinião do catedrático de Literatura Espanhola, "no final de 2005, as tecnologias digitais não podiam estar ausentes da comemoração; já contávamos com umas versões magníficas do texto em várias edições às quais se podia acessar livremente na Rede, faltava acessar à palavra falada com todas sus inflexões, com sus entonações, com a vida da voz, enfim" (tradução a partir do artigo publicado on-line pelo jornal El País, em 29 de dezembro de 2005. Leia o artigo na íntegra). 

Em minha opinião, o jornal foi infeliz ao escolher como título do artigo “Aragón distribuye el 'Quijote' leído en MP3 para escolares, pois esse trabalho é muito mais que uma mera leitura em voz alta, é uma interpretação repleta de emoção feita por um artista.

Infelizmente não se faz menção ao artista que realizou o trabalho hercúleo de interpretar diversos personagens em mais de 36 horas de gravação. Haja fôlego! Entrei em contato com o estúdio e, caso me respondam, prometo que divulgarei seu nome aqui neste artigo, nada mais justo.

Don Quijote, pintura surrealista de Salvador Dali

Quando eu estava cursando a faculdade de Letras em Língua Espanhola, tínhamos uma disciplina voltada exclusivamente para o estudo do Quixote e foi então que “descobri” essa joia ao navegar pela Internet. A leitura desta obra icônica da literatura universal é fundamental, mas também o é esta abordagem diferente, como eu disse, não se trata de uma simples leitura, é uma interpretação envolvente repleta de emoção e paixão. O Quixote é uma obra extremamente dialógica, por isso, a oralidade permite outra perspectiva, outra aproximação à obra. Quantas vezes precisei conter o riso enquanto eu ouvia os áudios no trabalho? É uma viagem, uma viagem sensorial repleta de aventuras, situações hilárias, trágicas, emocionantes.

Àqueles que decidirem embarcar nessa aventura, uma ótima viagem!

2 comentários:

  1. Fantástico. Serão 36 horas de uma viagem emocionante. Obrigada, Diana.

    ResponderExcluir
  2. Fantástico. Serão 36 horas de uma viagem emocionante. Obrigada, Diana.

    ResponderExcluir