segunda-feira, 11 de março de 2013

Filme Frida Kahlo

Em homenagem ao dia da mulher recomendo o filme Frida Kahlo (Salma Hayek), a pintora mexicana que merece admiração por suas qualidades: a força, a perseverança, a inquietude, a rebeldia e a generosidade.

Aos 18 anos de idade, em 1925, na efervescência de sua juventude, foi vítima de um gravíssimo acidente que a deixou literalmente destroçada: o bonde em que viajava chocou-se violentamente e uma barra de ferro atravessou seu corpo, perfurou suas costas, atravessou sua pélvis e saiu pela vagina, causando uma grave hemorragia. Durante meses, Frida ficou no hospital entre a vida e a morte, passou por várias operações na tentativa de reconstruir seu corpo por inteiro. De volta para casa, durante sua convalescença, teve que ficar imobilizada durante vários meses na cama, onde começou a pintar, primeiro no seu colete de gesso e depois num cavalete que sua mãe mandou fazer especialmente para ela.

O filme relata a vida de Frida, que apesar dos graves problemas de saúde e de sua convivência diária com a dor física e emocional, não perdeu o amor pela vida, pelo contrário, viveu e amou intensamente.Teve uma conturbada e duradoura relação aberta com Diego Rivera (Alfred Molina), um dos maiores pintores mexicanos.

Frida Kahlo levou uma vida intensa e sem limites como uma revolucionária política, artista e sexual e o seu grande legado é a paixão pela vida.

FICHA TÉCNICA

Título Original: Frida

Gênero: Drama

Origem/Ano: EUA/2002

Duração: 120 min

Direção: Julie Taymor

Elenco:

Salma Hayek (Frida Kahlo)

Alfred Molina (Diego Rivera)

Geoffrey Rush (León Tolstoi)

Ashley Judd

Antonio Banderas

Edward Norton

OBSERVAÇÃO:

Outro ponto alto do filme é a trilha sonora que conta com a participação da cantora mexicana Chavela Vargas interpretando uma das músicas favoritas de Frida "La llorona". No filme, Chavela aparece quase como uma representação da morte, cantando : "Ay de mí, Llorona, Llorona de azul celeste, no dejaré de quererte, Llorona, aunque la vida me cueste...".

Caetano Veloso e Lila Downs interpretam "Burn it Blue".

Um comentário:

  1. Faltou o link....
    pq esse filme é um inferno para conseguir em espanhol....

    ResponderExcluir