quarta-feira, 13 de março de 2013

QUE: pronome relativo ou conjunção integrante?

Como podemos saber quando a palavra “que” é um PRONOME RELATIVO ou uma CONJUNÇÃO INTEGRANTE ?
O PRONOME RELATIVO “QUE” inicia uma oração subordinada adjetiva e está sempre entre um verbo e um substantivo que mantêm relação sintática entre si. A função do pronome relativo é recuperar o substantivo já citado. O verbo fica depois do pronome relativo, e o substantivo, antes.
As ferramentas que os mecânicos usam facilitam seu trabalho.
Nessa frase há uma oração que inicia pela palavra “que”: que os mecânicos usam. O verbo posterior ao que – usam – mantém relação sintática com o substantivo anterior a ele – as ferramentas. Observe também que a qualidade é atribuída somente às ferramentas que os mecânicos usam: Somente as ferramentas que os mecânicos usam facilitam seu trabalho, portanto, trata-se de uma oração subordinada adjetiva restritiva e a palavra “que” é um pronome relativo.
Observe a oração abaixo:
As ferramentas, que sempre facilitam o trabalho, deveriam ser usadas com mais frequência. Nessa frase, também há uma oração que inicia pela palavra “que”: que sempre facilitam o trabalho. Observe que nesse caso a oração está isolada por vírgulas e que a qualidade é atribuída a todo um grupo de modo geral: todas as ferramentas facilitam o trabalho, portanto, nesse segundo exemplo trata-se de uma oração subordinada adjetiva explicativa e a palavra “que” também é um pronome relativo.
Resumindo:
Oração Substantiva Adjetiva Restritiva: Os livros que estão na estante são do meu pai.
- Não é isolada por vírgulas.
- Atribui a qualidade a um determinado substantivo: somente os livros que estão na estante são do meu pai.
Oração Substantiva Adjetiva Explicativa: Os livros, que aumentam nosso conhecimento, são patrimônio da humanidade.
- É isolada por vírgulas.
- Atribui uma qualidade de um modo geral, ou seja, ao grupo como um todo: todos os livros aumentam nosso conhecimento.
A CONJUNÇÃO INTEGRANTE “QUE” inicia uma oração subordinada substantiva:
É importante que as ferramentas facilitem o trabalho do homem.
Observe que não há substantivo anterior ao que, portanto ele não é um pronome relativo porque sua função não é recuperar um substantivo citado anteriormente.
Façamos a pergunta: o que é importante?
Que as ferramentas facilitem o trabalho do homem – a oração está exercendo a função de sujeito, portanto, é uma oração subordinada substantiva subjetiva e o “que”, nesse caso, é uma conjunção integrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário