quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Salir de tapas

Se você estiver visitando a Espanha e alguém o convidar para “salir de tapas”, fique calmo, que vocês não vão sair por aí estapeando ninguém…

“Salir de tapas” é um dos costumes mais populares que há por lá e consiste em sair com os amigos após o trabalho para ir aos barzinhos para “tomar una caña” (beber uma cerveja), também pode ser um vinho, licor ou outra bebida e degustar “tapas” (aperitivos/petiscos). As “tapas” mais populares são as de jamón” (presunto cru, salgado e curado naturalmente, obtido a partir das patas traseiras do porco), “queso”, “aceitunas”, “bravas” (batatas cortadas en formato irregular, fritas e acompanhadas de um molho de tomate picante), “callos” (dobradinha com molho) , “pulpo a la gallega” (polvo ferventado temperado com páprica e azeite), “calamares rebozados” (anéis de lula à milanesa), “boquerones en vinagre” (anchovas), “mejillones” (mexilhões), “cecina” (carne seca salgada) e a famosa “tortilla española” (espécie de omelete a base de batatas).



Sírva-me uma cerveja!

Há duas versões muito difundidas, mas bastante improváveis para a origem do termo "tapa": a primeira afirma que o rei Alfonso X determinou que os lugares públicos não servissem vinho sem que fosse acompanhado de algo para comer. Isso pra reforçar o estômago e evitar que os clientes se embriagassem, Assim uma fina rodela de “cecina” (carne seca) ou "jamón" (presunto cru) era depositada sobre a taça ou copo, tampando o recipiente, daí o nome “tapa”.

A segunda versão afirma que, durante uma viagem, o rei Alfonso XIII, em um paradeiro, pediu que lhe servissem uma “copa de Jerez” (taça de xerez, vinho licoroso). Esse dia ventava muito e para evitar que caísse areia no xerez, o garçom colocou uma rodela de “jamón” sobre a taça. O rei gostou da ideia e pediu outra taça com uma “tapa” igual. Ao presenciar a cena, as pessoas que o acompanhavam pediram o mesmo.



“Salir de tapas” é uma oportunidade para relaxar e desfrutar da companhia dos amigos. Existe até o verbo “tapear”, registrado no dicionário da RAE (Real Academia Espanhola), e sua definição é: “Tomar tapas en bares y tabernas”. No Brasil, esse momento de descontração é conhecido pelo termo em inglês “happy hour”. Nesse ritual normalmente cada um paga pelo que consome, a não ser que alguém diga “Yo invito” que significa que a pessoa está disposta a pagar a conta.

¡A tapear después del curro!

(vamos tomar algo depois do trabalho!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário