sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Dicas de filmes em espanhol

Don Quijote – Filme dirigido por Orson Welles - diretor americano que faleceu em 1985. Ele tinha um vasto material filmado, as filmagens duraram mais de 10 anos, sobre uma adaptação que realizaria sobre Dom Quixote, o famoso personagem criado por Miguel de Cervantes. Apreciando cenas dessa obra que foi finalizada, fica evidente que era um pecado deixar aquele material de lado, mas também é de se lamentar que estejamos diante de outro filme, diferente do que deveria ter sido. Orson Welles foi um declarado admirador da cultura espanhola, fã da obra original de Cervantes e que teve como último desejo que suas cinzas fossem espalhadas pelas colinas aonde se situava La Mancha, a terra natal do “cavaleiro da figura triste”, por isso, é mais do que compreensível terem finalizado essa obra e atribuído à filmografia do diretor.



Valentín – Filme argentino dirigido por Alejandro Agresti - Comédia dramática - 1960, Buenos Aires. A comovente história do solitário menino Valentin (Rodrigo Noya) de 9 anos que vive com sua avó (Carmen Maura), já que seu pai vive ocupado trabalhando e sua mãe está desaparecida desde a separação de seu pai.



La lengua de las mariposas – Filme espanhol de 1999, do gênero drama, dirigido por José Luis Cuerda e baseado em três contos de Manuel Rivas. Retrata com clareza a influencia de um professor no processo de desenvolvimento cognitivo, pessoal, político e social de uma criança na época antecedente a guerra civil da Espanha.



El hijo de la novia – Filme argentino dirigido por Juan José Campanella. Drama. Aos 42 anos Rafael Belvedere (Ricardo Darín) está em crise, pois assumiu muitas responsabilidades e não tem mais tempo para qualquer tipo de diversão. Em meio a todas estas responsabilidades Rafael sofre um ataque cardíaco, que faz com que se encontre novamente com Juan Carlos (Eduardo Blanco), um amigo de infância, que o ajuda a reconstruir seu passado e ver o presente com outros olhos.



El estudiante – Filme espanhol de 2011 dirigido por Roberto Girault e protagonizado por Jorge Lavat. O Estudante conta a aventura de Chano, um homem de 70 anos de idade, que acaba de se inscrever na universidade para estudar Literatura.



Los santos inocentes - Drama. Filme espanhol dirigido por Mario Camus, baseado no romance do escritor Miguel Delibes e protagonizado por Paco Rabal e Alfredo Landa. Durante a década de 60, na Espanha Fraquista, uma família de camponeses vive miseravelmente numa fazenda sob a autoridade do senhor da terra. Sua vida resume-se a renúncia, sacrifício e obediência.



El secreto de sus ojos – (2009) filme argentino dirigido por Juan José Campanella e protagonizado por Ricardo Darín. Suspense policial ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro.



Los truhanes – (1983) Filme espanhol dirigido por Miguel Hermoso. Comédia sobre as aventuras e desventuras de dois malandros contemporâneos, interpretados por Arturo Fernández e Paco Rabal.



El laberinto del Fauno – (2006) filme dirigido pelo mexicano Guillermo del Toro. – Terror/Suspense - relata a história de Ofelia, uma menina que seria a reencarnação de uma princesa que fugiu de um mundo mágico habitado por seres fabulosos. Conto de fadas sombrio a fim de fugir da realidade dura que a Revolução Espanhola proporciona.



Diarios de Motocicleta – (2004) filme dirigido pelo brasileiro Walter Salles - Che Guevara (Gael García Bernal), estudante de Medicina decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em 1952, de moto, caronas e caminhadas. Porém, depois que a dupla conhece uma colônia de leprosos, passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.



Hable con ella – (2002) escrito e dirigido por Pedro Almodovar – drama que traz a tona questões éticas e morais ao falar de um enfermeiro que se apaixona pela paciente em coma e a engravida. Destaque para a participação de Caetano Veloso interpretando a música “Cucurrucucú paloma”.



La piel que habito – (2011) Pedro Almodovar - Terror psicológico / Suspense - Desde que sua mulher sofreu queimaduras em todo o corpo em um acidente de carro, o Doutor Robert Ledgard (Antonio Banderas), eminente cirurgião plástico, interessa-se pela criação de uma nova pele que poderia tê-la salvo. Para isso, utiliza uma cobaia humana, uma cúmplice e nenhum escrúpulo.



Los Abrazos Rotos – (2009) escrito e dirigido por Pedro Almodovar – A história de um escritor, Mateo Blanco (Lluís Homar), que sofreu um brutal acidente que o deixou cego. Drama de relações dominadas pela fatalidade, ciúmes, abuso de poder, traição e complexo de culpa.



Bodas de Sangre – (1981) filme espanhol dirigido pelo espanhol Carlos Saura. É a primeira parte da trilogia sobre o flamenco deste diretor e é a adaptação cinematográfica do balé “Crónica del suceso de bodas de sangre” (1974) de Antonio Gades, baseado na tragédia homónima do escritor Federico García Lorca.



Un cuento chino – (2011) filme argentino dirigido por Sebastián Borensztein e protagonizado por Ricardo Darín, Muriel Santa Ana e Ignacio Huang. Ganhou o prêmio de melhor filme e prêmio do público no Festival de Cinema de Roma, além do prêmio de melhor filme hispano-americano nos Prêmios Goya 2011. Comédia trágica. Conta a história do encontro improvável entre Roberto, um carrancudo e introspectivo veterano da Guerra das Malvinas e um chinês chamado Jun, que não fala espanhol e está perdido na cidade de Buenos Aires em busca do único familiar que tem vivo, um tio que emigrou para Argentina.



La primera vez – curta-metragem espanhol do diretor Borja Cobeaga, protagonizado pela atriz Mariví Bilbao, famosa pelo seu papel na série televisiva espanhola “Aquí no hay quien viva”. Begoña (Mariví Bilbao) é uma senhora da terceira idade que nunca teve relações sexuais e, por isso, recorre a um gigolô (Aitor Beltrán).

Um comentário: