sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Expressões em espanhol relacionadas ao sono

Como é que você lida com o sono? Que técnicas você usa para burlar a “modorra” isto é a sonolência, o sopor profundo que nos deixa com a maior “pereza” ou “flojera” (preguiça)?

Você é daqueles que utiliza a função “soneca” do despertador para acordar umas dez vezes a cada cinco minutos antes de sair da cama? Pois saiba que uma recente pesquisa divulgou que o sono quebrado é um risco para a saúde, já que esse hábito pode causar irritabilidade, perda de memória, dores e até taquicardia. A longo prazo, os danos podem ser ainda maiores, porque, segundo os neurologistas, os poucos minutos a mais na cama podem fazer uma confusão no nosso cérebro.

Confusão mesmo ocorre quando tiramos aquela soneca gostosa no sofá, que os espanhóis chamam de “siesta” ou “cabezada” e ao acordar ficamos mais perdidos que cachorro em dia de mudança sem saber se é de noite ou de dia.

Diz o velho ditado que “Dios ayuda a quien mucho madruga”, não sei se é verdade, mas chegar cedo ao trabalho certamente ajuda a conservar o emprego.

Se ontem você trabalhou tanto que, ao chegar a casa, sentou-se no sofá e dormiu fulminantemente, significa que “te quedaste frito”, coisa que pode não ser lá muito louvável, mas é bem melhor que “no pegar ojo”, como ocorre quando você fica se virando na cama de um lado para o outro igual ao frango de padaria na famosa “televisão de cachorro”.



Bom mesmo é desfrutar “entre los brazos de Morfeo”, o guardião do sono da mitologia grega, ou seja, “dormir como un ceporro” ou “como un tronco”, ou, se preferir, “como una piedra”. A propósito, o “ceporro” nada mais é do que um cepo, porção inferior do tronco da árvore, tão difícil de arrancar da terra quanto o sonolento da cama.

Se você já fez tudo o que tinha para fazer, é hora de relaxar e “dormir en los laureles”, isto é, deitar nos louros e comprazer-se com as conquistas. E aproveite o fim de semana para dormir até mais tarde, afinal, “no por mucho madrugar amanece más temprano”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário