segunda-feira, 2 de maio de 2016

Minha visita ao Aqueduto de Segóvia

Na postagem Crônicas de Viagem II prometi contar um pouco sobre alguns passeios que fiz em minha última viagem à Espanha, em outubro de 2015, e como promessa é dívida, aqui estou para falar da visita a Segóvia, cidade situada a 90 km de Madri e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985. É conhecida internacionalmente pelo aqueduto romano de 818 metros de comprimento, considerado a obra de engenharia civil romana mais importante da Espanha e um dos monumentos mais significativos e melhor conservados entre os deixados pelos romanos na península ibérica.

Aqueduto de Segóvia (foto de acervo pessoal)
O dia estava lindo e a companhia não podia ser melhor: minha tia-xará, Diana, professora de história que consegue transformar as visitas a lugares históricos e monumentos em didáticas viagens no tempo; minha avó materna, Asela, que nos deu um exemplo de determinação, superando todas as dificuldades de locomoção; e minha tia, Rosi, que é a pessoa mais parceira e animada que conheço.

Minha tia-xará, minha avó e eu (a sombra na parte superior é do dedo da Tia Rosi...rss)
Visitar Segóvia é uma experiência encantadora, é uma pequena cidade cercada de muralhas, situada num terreno elevado entre os leitos dos rios Eresma y Clamores. É um deleite para os sentidos, além do famoso Aqueduto, há uma multidão de igrejas românicas, a Catedral e o Alcácer compõem uma majestosa paisagem que domina essas terras castelhanas. 
Minha adorável companhia em frente à catedral
É um passeio de mais de 2.000 mil anos de história, cercado de ruelas, muralhas, construções renascentistas e medievais, fachadas cobertas de esgrafiados, decoração mudéjar (estilo que combina elementos cristãos e árabes) formando um desenho em relevo que remete a uma renda. Essa riqueza de detalhes requer tempo e calma para ser devidamente admirada, vale a pena chegar cedo e dedicar-lhe um dia inteiro, aproveitando a oportunidade para degustar o prato mais típico da cidade: o leitão ao forno. Aprecie com moderação, porque a caminhada será longa e é preciso disposição.
Infelizmente nosso passeio foi um pouco corrido, o objetivo era visitar o Aqueduto, assim, espero poder voltar um dia para visitar os demais monumentos e construções, pois sem dúvida alguma, vale a pena!

Fachadas com "esgrafiados"

O Aqueduto de Segóvia é uma das mais soberbas obras que os romanos deixaram espalhadas por seu vasto império. Foi construído para conduzir a água da Serra de Guadarrama até Segóvia, provavelmente na época dos Flávios, entre a segunda metade do século I e inícios do século II, na época dos imperadores Vespasiano e Trajano, a fim de transportar a água do rio Acebeda até a cidade. Seus 20.400 blocos de pedra não estão unidos por massa nem cimento algum, mantem-se num perfeito e engenhoso equilíbrio de forças. A construção atinge sua altura máxima na Plaza del Azoguejo com 28,10 m de altura e um total de 167 arcos.

Desde os tempos antigos, existem duas alcovas que provavelmente protegiam os deuses pagãos, substituídos pelas imagens de São Sebastião e da Virgem. Sob as alcovas existiu uma lenda em letras de bronze relativas à fundação da “Ponte”, da qual hoje restam apenas vestígios da inscrição.

Lenda do Aqueduto de Segóvia

Segundo a lenda, teria sido a preguiça e não Roma a mãe do Aqueduto.  Uma moça que trabalhava como aguadeira (pessoa que tinha o ofício de transportar e vender água),  cansada de arrastar o cântaro pelas ladeiras da cidade, aceitou um pacto com o diabo: ela lhe daria sua alma se a água chegasse até a porta de sua casa antes de o galo cantar.

Enquanto desabava uma tempestade, o demônio trabalhava com empenho. Arrependida, a jovem passou a noite inteira rezando pedindo perdão. Quando o diabo se preparava para colocar a pedra no último buraco, o galo cantou, livrando a alma da moça da maldição.  Arrependida, esta confessou sua culpa diante dos segovianos, que após borrifarem com água benta os arcos para eliminar o rastro de enxofre, aceitaram felizes o novo perfil da cidade. 

No buraco que ficou sem preencher é o local onde se encontra hoje a imagem da Virgem de Fuencisla.



Fontes:
Guia turístico produzido pela prefeitura de Segóvia.
http://acueducto.turismodesegovia.com/leyenda
www.spain.info
es.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário