terça-feira, 7 de outubro de 2014

Particularidades do uso das porcentagens em espanhol



Enquanto que no português não se usa artigo diante de porcentagens, em espanhol, é correto usar artigo definido ou indefinido diante de porcentagens. Veja o exemplo abaixo, extraído de um artigo da publicação on-line do jornal El país. O texto fala do resultado da votação presidencial no Brasil:


“Rousseff, con el 93,5% de los votos contabilizados, obtiene un 41,08% de las papeletas. Neves, en una remontada inesperada y chocante, consigue un 34,2%. Silva, que se hunde paralelamente al ascenso de su rival, queda eliminada con un 21,14%. La abstención fue del 19%. A principios de septiembre, Aécio Neves, dado por descartado por casi todo el mundo, se arrastraba con un 14%.”

Segundo a Nueva gramática de la lengua española, das Academias da Língua, o emprego dos artigos el ou un é indiferente na maioria dos contextos, embora o primeiro seja o único possível quando se apresenta o resultado de um cálculo, como em: “El veinte por ciento de diez es dos” (e não “Un veinte por cierto de diez es dos”).

Portanto as duas formas: un 20%el 20% são corretas e significam a mesma coisa, embora a primeira forma seja mais empregada em relação à economia “La inflación anual fue de un 4%”, e a segunda forma seja mais usada nos demais contextos “El 23 % de los alumnos há obtenido la nota máxima”.

Enquanto na Espanha costuma usar-se o artigo diante das porcentagens, na América Hispânica é comum o uso sem o artículo: “Quince por ciento de la población”.

Segundo o Diccionario Panhispánico de Dudas (o DPD), quando as porcentagens estão seguidas de um nome que designa uma pluralidade de seres, normalmente esse nome ficará no plural; “da el ejemplo el diez por ciento de los votantes”. Quando não indica pluralidade de seres, usa-se o nome no singular: “el 10% del agua embalsada”.

Se o substantivo estiver no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural, podendo concordar com a porcentagem ou com o substantivo, normalmente concorda com o plural: “El 7% de la población declaró/declararon estar de acuerdo con la medida”. Se o substantivo estiver no singular, o verbo ficará no singular: “En las últimas elecciones votó el 90% de la población”. Com verbos como ser, emprega-se o plural: “Aproximadamente un 78% de las palabras españolas son de origen latina”.

Para expressar porcentagens até dez é comum alternar o emprego de cifras ou palavras na indicação das porcentagens: “El 3% (ou tres por ciento) de los entrevistados estaba de acuerdo con la medida adoptada”. O símbolo % deve ser lido sempre como “por ciento”, salvo no caso de 100%, que pode expressar-se de três formas: cien por cien, cien por ciento ou ciento por ciento. As porcentagens superiores a dez devem expressar-se por cifras: “En las últimas elecciones votó el 84% de la población”. 

Não se deve deixar espaço entre o número e o símbolo % e não se deve usar o símbolo quando a porcentagem é expressa com palavras (el tres %).

Nenhum comentário:

Postar um comentário