quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Falso amigo: Biscoito X Bizcocho



Quadrinhos do cartunista Adão Iturrusgarai
Inaugura-se aqui uma sessão dedicada aos falsos amigos. Tentarei recolher alguns falsos diferentes dos famigerados “embarazada” ou “exquisito”, já que estes são bem conhecidos pelos brasileiros em geral, quem dirá pelos tradutores de espanhol.

Fica aberto este espaço a todos os leitores que queiram contribuir, aliás, o blog em si é um espaço aberto a comentários, críticas e sugestões. Mas vamos logo ao ponto, hoje falarei da diferença entre “biscoito” (em português brasileiro) e “bizcocho” (espanhol peninsular), provavelmente haverá diferenças regionais, mas não posso falar daquilo que não conheço.



No Brasil, um “biscoito” corresponde a uma pequena porção de alimento achatado feito de farinha com água ou leite, sal ou açúcar e assado no forno em pequenas porções de diversos formatos, também é conhecido como bolacha, mas com sutis diferenças.



Bolacha ou Biscoito? Segundo um artigo publicado pela PUC de São Paulo no jornal eletrônico “Maturidades”, a diferença entre os dois consiste na maneira do preparo. Ambos são feitos com massa de farinha de qualquer cereal, com ou sem açúcar, gordura ou levedura. Normalmente as bolachas são secas, enquanto os biscoitos podem ser secos ou úmidos. Apesar da diversidade de formatos, as bolachas distinguem-se dos biscoitos por estes raramente serem planos. A palavra biscoito originou-se do francês: "bis" e "coctus", assim, “biscoito” significa cozido duas vezes.



Para ler o artigo da PUC na íntegra, acesse o endereço: http://www.pucsp.br/maturidades/sabor_saber/biscoito_bolacha.html



Na Espanha, por sua vez, um “bizcocho” corresponde a um bolo feito de farinha, ovos e açúcar e assado numa forma redonda, quadrada ou retangular. Assim, se você estiver na Espanha e alguém lhe oferecer um “bizcocho de zanahoria”, saiba que lhe estão oferecendo um “bolo de cenoura” e não uns cookies, biscoitos ou bolachas. Aliás, na Espanha não é muito comum o bolo de cenoura, provavelmente o que deverão lhe oferecer será um “bizcocho de nata, vainilla, naranja o chocolate”.


Ah, sim, o nosso “biscoito” chama-se “galleta” na Espanha. 


2 comentários: