quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Conheça o dicionário reverso de espanhol DIRAE



O que é um dicionário reverso?



Os dicionários convencionais costumam compilar as palavras de um idioma em ordem alfabética e, ao lado de cada entrada, apresentam suas respectivas definições. O dicionário reverso tem uma forma peculiar de organizar as informações, em lugar de procurar a definição de uma palavra, ele permite procurar uma palavra por sua definição.


Hoje quero apresentar a vocês uma ferramenta muito interessante para os tradutores de espanhol. Certamente todos já conhecem o RAE, o dicionário da Real Academia Espanhola, uma excelente ferramenta de trabalho para qualquer tradutor, disponível gratuitamente na Internet: www.rae.es

Falarei dele numa outra oportunidade. Agora quero falar do Dirae, um dicionário reverso baseado no dicionário da RAE.


Qual é a vantagem desta ferramenta?


Suponhamos que eu esteja traduzindo um documento sobre mineração e tenha me esquecido do nome, em português e em espanhol, do equipamento utilizado para separar e limpar os fragmentos de minério. Como não me lembro do vocábulo, posso procurá-lo por meio de sua definição. Ao inserir a definição sirve para separar, por exemplo, aparecerão 41 resultados, dos mais diversos: decantador, cedazo, tabique, terma, digestor, condensador, alambique, coma, etc.


Quanto mais informações acrescentar à definição, menos resultados serão exibidos, o que facilita minha busca.


Ao adicionar a palavra minerales e fazer uma nova busca, desta vez com a frase: sirve para separar minerales. Aparecerão dois resultados: Telera y Mesa, ambos os termos são usados em mineração, mas ainda não encontrei aquela palavrinha que procuro e que está na ponta da língua.


Desta vez, substituirei a palavra separar por limpiar: sirve para limpiar minerales. Aparecerão três resultados: criba, arena e tierra. Na mosca! apareceu a palavra que eu procurava: criba.


Todos os termos inseridos são usados para realizar a busca, só se exibem resultados que contenham todos eles.


É possível utilizar palavras soltas ou frases. As frases devem estar entre aspas (""). O uso de aspas, entretanto, restringe muito a busca, já que só serão apresentados resultados que contenham a frase exata. Na busca anterior, se eu tivesse utilizado aspas, não teria aparecido nenhum resultado.


As maiúsculas não são consideradas na busca, isto é, se eu digitar mineral, Mineral ou MiNEral, serão exibidos os mesmos resultados. O uso de maiúsculas pode interferir somente na ordem de apresentação dos resultados.



Busca avançada



Na parte esquerda dos resultados de busca, há uma série de opções que permitem alterar o comportamento da busca, as principais opções são Tipo de busca, Buscar en e Ordenar.


A opção Tipo de busca permite ativar ou desativar a lematización. Ao ativá-la o resultado não apresentará apenas as palavras que coincidam exatamente com os termos da busca, mas também as que compartam lexemas com elas, exibindo, por exemplo, resultados no plural e no singular. Para anular este comportamento e buscar somente coincidências exatas, basta selecionar o tipo de busca exacta.


A opção Buscar en permite buscar em definições e lemas (comportamento padrão), ou somente nos lemas. Esta última é útil para gerar listas de palavras que cumprem um padrão ou morfologia concretos.


A opção Ordenar permite ordenar os resultados da busca por relevância, por ordem alfabética, por sua frequência de exibição no corpus de Google Ngram e pelo comprimento do lema. No âmbito lexicográfica, o termo lema ou entrada se refere a cada palavra que consta no dicionário.


Para conhecê-lo mais a fundo, nada melhor que colocar as mãos na massa. Clique aqui  para acessar o dicionário e explorar todas suas possibilidades. Lá você encontrará explicações detalhadas sobre o dicionário, bem como instruções para adicioná-lo a seu navegador.

Gabriel Rodríguez Alberich é o desenvolvedor desta valiosa ferramenta.

Um comentário: