sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Hemeroteca Digital Brasileira



Se alguém desejar acessar a jornais, revistas, anuários, boletins e outras publicações seriadas brasileiras de 1808 até os dias atuais, basta visitar a Hemeroteca Digital Brasileira. Lá você encontrará uma coleção, que por meio da Lei do Depósito Legal - obrigatoriedade do depósito na Biblioteca Nacional de um exemplar de tudo o que se publica no país – se beneficiou com a aquisição de milhões de páginas de nossa memória impressa.



Considerada a mais antiga e completa do país, a Hemeroteca Digital Brasileira, a partir de 2011, começou a digitalizar e disponibilizar dez milhões de páginas de periódicos brasileiros, que estão em domínio público.



O projeto oferece para consulta, por exemplo, a “Gazeta do Rio de Janeiro”, fundado com a vinda da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808, e o “Correio Brasiliense”, fundado no mesmo ano por Hippólyto José da Costa, que teve de instalar sua redação em Londres pois defendia, contra a coroa, ideais independentistas e o fim da escravidão.

Jornal Gazeta do Rio de Janeiro de 1808
 

Também fazem parte da coleção jornais raros, extintos e correntes como o Correio da Manhã (1901) - um dos mais importantes da história da imprensa brasileira e o jornal extinto mais consultado na Biblioteca Nacional -, O Paiz (1860), Gazeta de Notícias (1875). 


 O acervo inclui, ainda, uma coleção, de 1907 a 1945, da revista Fon-Fon, "um semanário alegre, político, crítico e esfusiante" (com grafia da época), segundo a própria publicação. 



Do século XX, há revistas como Careta, O Malho, Revista da Semana, Klaxon (revista sobre arte, criada depois da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, pelos participantes do Movimento Modernista), entre outras. 



Assim como jornais que marcaram a história da imprensa no Brasil como A Noite, Correio Paulistano, A Manhã e Última Hora também podem ser consultados. 



A consulta, possível a partir de qualquer aparelho conectado à internet, é plena e avançada. Pode ser realizada por título, período, edição, local de publicação e palavra(s). A busca por palavras é possível devido à utilização da tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (Optical Character Recognition – OCR), que proporciona aos pesquisadores maior alcance na pesquisa textual em periódicos. Outra vantagem do portal é que o usuário pode também imprimir em casa as páginas desejadas.





Além da Hemeroteca Digital, a Biblioteca Nacional oferece outros recursos interessantes como, por exemplo, a visita virtual que permite acessar uma exposição virtual do Decadentismo na Belle Époque Brasileira ou folhear uma pequena mostra do acervo de Alexandre Rodrigues Ferreira grande naturalista brasileiro, nascido em 1756.

Exposição virtual do Decadentismo na BelleÉpoque Brasileira
Acervo de AlexandreRodrigues Ferreira


Outra dica interessante é o site linkultural, portal que disponibiliza on-line documentos compilados de diversos acervos, tais como: Biblioteca Nacional, Fiocruz, Academia Brasileira de Letras, IPHAN, Observatório Nacional, Biblioteca Mário de Andrade, Fundação Getúlio Vargas, Museu Histórico Nacional e outros. 

As pesquisas são realizadas diretamente nas páginas dos documentos, lá você encontra algumas edições organizadas por temas relevantes tais como: 100 anos da Primeira Grande Guerra, a Copa do Mundo de 50, Nelson Mandela, as mulheres na história do Brasil, Brasília 50 anos, Museu Histórico Nacional, Família Real, Família imperial, a crise de 1929, obras raras, etc.

Na edição dedicada aos 100 anos da Primeira Grande Guerra, por exemplo, é possível ler no jornal brasileiro “O Paíz”, publicado no dia 29 de junho de 1914, a notícia do assassinado do arquiduque Fernando Ferdinando da Áustria e de sua esposa, fato que desencadeou a Primeira Guerra Mundial.

Além de sua importância histórica, esses documentos também nos permitem observar os costumes de época e a evolução histórica da língua portuguesa.


Assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando

Nenhum comentário:

Postar um comentário