segunda-feira, 25 de maio de 2015

Parecidas, mas diferentes

Algumas palavras costumam despertar dúvidas porque são muito parecidas, mas ao mesmo tempo diferentes. Parecidas porque provêm da mesma raiz, ou radical; e diferentes, porque possuem desinências, isto é, terminações diferentes que lhes atribuem diferenças semânticas, por vezes, sutis, mas nem por isso, menosprezíveis.

Em alguns dos pares apresentados aqui, a fronteira semântica é muito tênue, fazendo com que ambas as palavras sejam usadas indistintamente, sem que isso represente erro ou comprometa o entendimento da mensagem. Procurei apresentar exemplos de uso reais extraídos do Corpus do Português, referenciado ao final do texto.

Claridade e clareza

Claridade: qualidade do que é claro, luminoso, resplandescente. Refere-se à luz natural ou artificial.

Exemplo: Toda a claridade como que vinha não das luzes penduradas no teto, mas da sua figura rósea, imaterial, ondulando entre a música como nas vagas de um sonho. (Dias perdidos, Lúcio Cardoso, www.corpusdoportugues.org)

Clareza: qualidade do que é inteligível e livre de ambiguidade. Refere-se à qualidade de expressar-se de modo compreensível, transparente.

Exemplo: No caso de Inocência, que é uma história tão bem contada, um libreto (de Visconde de Taunay) com absoluta clareza, mesmo de uma forma totalmente arrevezada, o filme, que não era uma narrativa circular, acabou sendo, porque tudo acontece enquanto Inocência delira. (Walter Lima Jr., www.corpusdoportugues.org)

Descoberta e descobrimento

Descoberta relaciona-se com inventoinvenção ou achado. Refere-se à coisa que se descobriu; invento, criação.

Exemplo:  Muita gente diz que a maior descoberta da humanidade foi a penicilina, outros dizem que foi a eletricidade.

Descobrimento designa o ato de descobrir algo que já existia, mas não era conhecido.

Exemplo: O descobrimento da Amazônia ainda não terminou. Os mistérios ainda não foram revelados. Acho que é isso que faz um fotógrafo fugir do olhar exótico geralmente mostrado. (Araquém Alcântara, www.corpusdoportugues.org)

descobrimento da Amazônia ainda não terminou. (Foto de Araquém Alcântara)

Requerimento e requisito

Requerimento: solicitação, reivindicação, petição qualquer verbal ou por escrito.

Exemplo: O manual terá em anexo vários modelos de requerimento, de projetos de lei, de resolução, de ofícios. Ele será a bíblia do vereador. Esse será o primeiro. Depois lançaremos outros. (Cid Marconi, www.corpusdoportugues.org)

Requisito: condição necessária para alcançar um determinado fim.

Exemplo: O requisito para concorrer às vagas é ter um curso superior completo.

Aparição e aparecimento

Os substantivos (ou nomes)aparecimento e aparição podem ser palavras sinônimas em certos contextos, nomeadamente quando os autores ou os falantes as usam com idênticos significados.

Por norma, utilizamos aparecimento para situações reais e incontestadas.

Exemplo: As demandas da sociedade mudaram. Esse novo modelo mundial, de revolução tecnológica, da globalização da economia, da interferência, não tem sido capaz de evitar o aparecimento de grande bolsões de pobreza. (Tasso Jereissati, www.corpusdoportugues.org)

Em contrapartida, usamos aparição para referirmos a visão de um ser sobrenatural ou fantástico ou ainda uma recordação muito viva de alguém, de algum lugar ou de algum acontecimento.

Exemplo: As aparições começaram em abril de 1993 e, com mais ou menos seis ou sete aparições, Nossa Senhora disse que tinha uma obra a fazer em recuperação dos jovens e pediu que fundasse uma comunidade. Então fundamos, mesmo sem sede, na Vila Pery, onde ocorreu a primeira aparição. (José Ernani dos Santos, www.corpusdoportugues.org)

Incrível e inacreditável

"Incrível" e "inacreditável" querem dizer a mesma coisa — e não querem. "Incrível" é elogio. Você acha incrível o que é difícil de acreditar de tão bom. Já inacreditável é o que você se recusa a acreditar de tão nefasto, nefário e nefando — a linha média do Execrável Futebol Clube. (Luis Fernando Veríssimo)

Incrível: que ou o que não é crível, não se pode acreditar, que possui um caráter extraordinário; fantástico.  Tem sentido positivo.

Exemplo:  Eu amo as pessoas daqui. Gosto do povo mais do que do país. O país é maravilhoso também, mas o povo é incrível. (Reverendo Samuel Doctorian em entrevista ao JC, www.corpusdoportugues.org)

Inacreditável: que não merece crédito, não acreditável. Tem sentido pejorativo.

Exemplo: O ministro Pertence certa vez levou três anos para examinar um pedido de vistas de um processo sobre telecomunicações que tinha de entregar na próxima sessão, de acordo com o regimento do tribunal. É inacreditável. Se fizermos alguma coisa assim no Congresso, vão achar uma aberração. (ACM em entrevista ao Estado, www.corpusdoportugues.org)

Surpreso e surpreendido

As duas formas podem ser usadas como sinônimos de perplexo, mas há uma sutil diferença semântica entre elas.

Surpreso: desconcertado ou abalado com (algo desagradável e não esperado); atônito, perplexo, chocado. Ou agradavelmente surpreendido; admirado, espantado, pasmo
Exemplo: Assediado pela imprensa, o VJ Rodrigo declarou estar surpreso com a estrutura do festival e da cidade e a qualidade musical das bandas. (Guto Goffi, www.corpusdoportugues.org)

Surpreendido: apanhado em flagrante, tomado ou apanhado de improviso.
Exemplo: E Ivan se comportara exatamente como Lena havia previsto. Ao se ver surpreendido cortejando Ucha, Ivan admitiu sua culpa afastando-se repentinamente de sua presa. (Corpo Vivo, de Adonias Aguiar, em www.corpusdoportugues.org)

Escuro e obscuro

Essas duas palavras muitas vezes são usadas indistintamente para referir-se à falta luz, à cor que tende a preto, à falta de inteligibilidade, à melancolia, a algo sombrio e tenebroso. A diferença é muito tênue, geralmente usa-se a palavra escuro no sentido literal e a palavra obscuro no sentido figurado. 

Escuro: em que não há luz; que tem pouca ou nenhuma claridade. Que tem cor preta ou tonalidade que tende a preto. É mais usado no sentido concreto, material: cabelo escuro, roupa escura, quarto escuro, etc.

Exemplo:  Não dá para falar da luz do sertão sem falar no escuro. Aqui, do lado de fora das casas existe essa luminosidade absurda, enquanto no interior é breu. Abrindo uma janela, entra aquele facho de luz e o resto continua no escuro. O filme trabalha nesse contraste claro-escuro. (Pedro Bial, www.corpusdoportugues.org)

Obscuroque denota tristeza; sombrio, tenebroso. Que não é claro para o espírito, que é difícil de compreender, de explicar.

Exemplo:  Dessa forma, encontrando, no seu natural melancólico, cheio de uma doce tristeza e de um obscuro sentimento da mesquinhez do seu destino, terreno propício, o livro de Casimiro de Abreu caiu-lhe n' alma como uma revelação de novas terras e novos céus. (Clara dos Anjos, Lima Barreto)


Referências:
Davies, Mark and Michael Ferreira. (2006-) Corpus do Português: 45 milhões de palavras, 1300s-1900s. Disponível em http://www.corpusdoportugues.org.
Dicionário Eletrônico Houaiss, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário