quinta-feira, 7 de maio de 2015

Como inserir no e-mail os sinais de exclamação e de interrogação invertidos do espanhol (¡, ¿)



Você costuma redigir e-mails em espanhol e não sabe como inserir os sinais de exclamação e interrogação invertidos no início da frase? Como profissional da língua, convém zelar pela boa escrita e isso inclui o uso correto dos sinais de pontuação, mesmo em correspondências menos formais como um e-mail. 

O uso dos sinais invertidos no espanhol é um recurso muito útil, pois você não precisa chegar ao final da frase para saber se se trata de uma pergunta ou de uma exclamação. Assim, ao ler um texto em voz alta, evita-se aquela desagradável situação de ter de ler a frase novamente para dar a entonação correta. 

Se você está trocando e-mails com um possível cliente, com uma agência de tradução ou editora, é fundamental mostrar seu conhecimento gramatical e sua habilidade em lidar com os recursos de seu computador, isso denota profissionalismo. 

Para inserir o sinal de exclamação invertido, mantenha a tecla ALT pressionada e tecle a sequência numérica 0161, ou seja, ALT+0161 = ¡ , ou então, ALT+173, como preferir, as duas funcionam.

Para inserir o sinal de interrogação invertido, mantenha a tecla ALT pressionada e tecle a sequência numérica 0191, ou seja, ALT+0191 = ¿, ou então, ALT+168, como preferir. 

Importante: só solte a tecla ALT ao terminar de teclar a sequência numérica. 
Essas teclas de atalho não são exclusivas para o uso no e-mail, podem ser usadas, acredito que na maioria dos espaços eletrônico que permitam inserir mensagens de texto, tais como bate papos, comentários em blogs, etc.

É isso! Divirta-se!

2 comentários: