segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Resenha do filme "Tesis sobre un homicidio"



Como faz tempo que não publico nenhuma resenha sobre filmes em espanhol, hoje resolvi escrever sobre o filme de suspense ao qual assisti (aproveito para lembrar que não se deve dizer “o filme que assisti” porque o verbo assistir no sentido de estar presente pede a preposição “a”, assim o correto é “assistir ao filme”, “o filme ao qual assisti”, etc.) neste fim de semana: Tesis sobre un homicidio.

Trata-se de uma produção argentina-espanhola de 2013 dirigida por Hernán Goldfrid e protagonizada por Ricardo Darín — ator argentino, protagonista de El Secreto de sus Ojos, filme que ganhou o Oscar 2010 de filme em língua não inglesa e também protagonista de Un Cuento ChinoAlberto Ammann, Calu Rivero y Arturo Puig. Baseada no romance homônimo de Diego Paszkowski, escritor argentino que ganhou o prêmio La Nación em 1998 com essa obra. O filme estreou em 17 de janeiro de 2013. 

A intenção aqui não é contar quem morre no final, só vou passar uma ideia geral. Roberto Bermúdez (Ricardo Darín) é um experiente advogado de meia-idade que ministra um prestigiado curso de pós-graduação em Direito Penal. Entre os 15 escolhidos da turma, encontra-se Gonzalo (Alberto Ammann), filho de um velho amigo diplomata com cuja mulher Roberto teve um caso há muitos anos atrás.

Uma noite ocorre um assassinato no estacionamento da universidade e a partir daí começa um intrigante jogo de gato e rato para desvendar o assassino. De um lado o advogado obstinado, mas com uma vida pessoal caótica, que não consegue ter um relacionamento estável desde que se separou da mulher e que se tornou um aficionado ao whisky; e do outro lado, o aluno introvertido e arrogante e sempre em busca da aprovação dos outros e que defende uma visão polêmica de que a balança da justiça sempre pende sempre para o lado do poder. 

Enquanto o professor inicia uma investigação particular, o aluno usa o tema do assassinato na faculdade para escrever sua tese. Um envolvente quebra-cabeça, onde os detalhes fazem toda a diferença.

Este filme está disponível aos assinantes da Netflix.
Para ver outras indicações de filmes em espanhol clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário